Como organizar o quarto do bebê que vai chegar?
- Componit
- 26 de out. de 2016
- 4 min de leitura
Quando os pais decoram os quartos dos filhos encontram uma infinidade de itens e objetos que enfeitam estes espaços, mas vamos tratar aqui dos itens que possuem real necessidade e como otimizar os espaços da melhor maneira possível.
Alguns dos móveis mais comuns nos quartos de bebê são: berço, cômoda que serve como trocador, poltrona de amamentação, guarda-roupas.
Berço

Independente do modelo, o berço geralmente tem os protetores que envolvem as grades laterais e protegem a cabeceira.
Nossa recomendação é que estes protetores, almofadas, travesseiros, véu do dossel e tudo o mais que terá contato com o bebê seja devidamente higienizado a fim de retirar gomas de tecido e outros tratamentos químicos que possam estar presentes nos apliques e bordados.
Para nossas clientes indicamos uma empresa em Curitiba, especializada nestes cuidados delicados chamada Lavanderia La Vie.
Além disso, recomendamos que durante os primeiros meses de vida do bebê os protetores sejam utilizados do lado de fora das grades do berço, bem como as almofadas sejam retiradas de dentro do berço a fim de diminuir ou eliminar o risco de sufocamento.
Ao escolher o berço observe que alguns modelos podem ser utilizados do nascimento até os 7 anos de idade, acompanhando o crescimento da criança através de montagens diferenciadas e isso otimiza muito o investimento neste móvel.
Cômoda

A Cômoda é um móvel muito prático que normalmente é utilizado também como trocador do bebê, do nascimento até 18 meses.
Para o uso como trocador, recomendamos o uso de um colchonete e ao lado uma bandeja com os itens mais utilizados nas trocas de fraldas e de roupas.
O uso do varão com cestos porta-trecos também é muito útil, apenas ressaltamos que não é o melhor lugar para armazenar as fraldas devido à exposição ao pó e umidade, a menos que os cestos sejam fechados.

Nos modelos maiores, é possível utilizar sempre a primeira gaveta para os itens de higiene e para as fraldas descartáveis.

Nas demais gavetas, recomendamos a organização das roupas de uso diário, como bodies, macacões, pijamas, meias, cuecas, calcinhas, separando por tamanho e por tipo.
A técnica de separação por tamanho evita que a criança deixe de usar alguma peça por que não estava visível, já que no primeiro ano de vida o crescimento dos bebês é muito rápido!
Facilita muito, rotular as gavetas informando o conteúdo de cada uma, por exemplo: “Body Manga Longa tam. P”, “Pijamas de Verão tam. M”, etc.
A rotulagem é importante para que qualquer pessoa possa encontrar os itens necessários rapidamente, desde que sejam armazenados nas gavetas corretas.
Armário/Guarda-roupas

Nos cabides as roupas devem ser organizadas uma a uma, nunca sobrepostas, a menos que sejam conjuntos.
Utilizamos com frequência cabides infantis de acrílico que são mais duráveis e podem ser utilizados até a vida adulta, quando acomodam de forma muito eficiente as nossas calças!!!
Os cabides de veludo, estofados, decorados e com adornos são muito bonitos, mas pouco funcionais. É uma questão de preferência, mas para quem visa funcionalidade e economia, os de acrílico são perfeitos.

Separe nos cabides as roupas por tamanho e por tipo e neste caso o uso de separadores (alguns personalizados, são lindos!!!) pode ser uma excelente opção para evitar que as peças se misturem.
Rouparia/Enxoval

Cada coisa tem seu lugar correto? Então as roupas de cama e banho do bebê devem estar no quarto do bebê!
Utilize as prateleiras e gavetas do armário para acomodar os lençóis, mantas, cobertas, cueiros, fraldas de pano e toalhas de banho, assim facilita nas trocas e evita que se misturem aos enxovais da casa ou se percam em outros armários.
Atenção: todos os itens que serão usados pelo bebê, sem exceção, devem ser lavados e passados a ferro, eliminando o risco de alergias e dermatites por produtos químicos utilizados na fabricação e confecção dos tecidos.
Banheira/Alimentação/Passeio

Itens de banho devem estar próximos de onde serão utilizados, sempre em quantidade mínima.
Os estoques podem ser mantidos em outro local, menos acessível.
Portanto, aquela montanha de fraldas descartáveis, lenços umedecidos, shampoos e sabonetes que você ganhou no Chá de Bebê (Ainda bem!!!) podem ser guardados fora do quarto ou do banheiro do bebê, caso não tenha espaço.

Itens relacionados à alimentação podem ser armazenados na cozinha, onde serão utilizados e esterilizados.
Itens relacionados à passeio como cangurus, slings, acessórios de carrinho, brinquedos, móbiles e aquela infinidade de cacarecos que não sabemos onde guardar sempre que possível devem ser armazenados no quarto do bebê.
Utilize caixas organizadoras transparentes com tampa, rotulando de forma visível o conteúdo.
Lembre-se de arquivar os manuais e garantias dos equipamentos que achar necessário, inclusive os importados.
Decoração/Caixas/Cestos

Impossível não se encantar com as caixas forradas em tecido na cor do enxoval super personalizado do seu bebê, mas cuidado!
Estes itens de decoração, quando em excesso, são focos de muito acúmulo de pó e umidade e quase sempre ficam sem utilidade nas prateleiras dos quartos das crianças.
Nossa recomendação é que estas caixas lindas sejam utilizadas para armazenar: manuais e garantias dos equipamentos do bebê, álbuns e fotos, recordações, cartões enviados com presentes, documentos relacionados ao nascimento, documentos médicos, etc.
Sempre importante rotular estas caixas para saber o conteúdo de cada uma delas.
Para não ficar tão evidente o conteúdo e não danificar a decoração, coloque uma etiqueta discreta que pode ficar no fundo da caixa ou no lado que ficará escondido, virado para a parede.
Disponibilizamos um serviço de assessoria completo para a organização de todo o enxoval, chá de bebê, quarto, malas de maternidade, compras e treinamento de funcionárias do lar.
Consulte nossas opções de serviços de acordo com sua necessidade.
Acesse nosso blog e baixe gratuitamente uma lista com os itens necessários para organizar as malas de maternidade e dicas exclusivas para não falta nada no grande dia!
Priscila Piovesano (41) 9227-3814 / Ana Paula Ramlow (41) 8864-5803
Consultoria de Imagem / Personal Organizer / Designer de Interiores

























Comentários